Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tinta dourada


Uma leitora me mandou um e-mail perguntando sobre o uso de tinta dourada para mudar a aparência de uma mesa antiga .
Vou passar para vocês um pouco do que respondi a ela e do que conheço sobre o tema .
Normalmente se encontra tinta dourada em dois tons , ouro e ouro velho .Também existe uma tinta cor de bronze .Porém o mais comum é encontrarmos nas casas de tintas estes produtos em embalagens de spray ,que são caras e servem para pequenas peças .
Porém já existe no mercado as mesmas tintas em latas ,o que permite que se execute trabalhos em peças grandes .
Quando uso este material normalmente compro as latas menores ,da marca Collorgin,que é a mesma da embalagem spray.
É um produto de facil aplicação tanto para madeiras como para metais .
Existe nas mesmas cores que em spray ,e tem a característica de ser uma tinta de secagem rápida .
Para sua aplicação deve-se lixar muito bem a madeira ou o metal onde será aplicada sem deixar vestigios de tinta anterior ou verniz .As superfícies tem de estar completamente limpas para uma perfeita aderência da tinta .
Deve-se tomar cuidado na aplicação pois a tinta não reage como o esmalte sintético comum ou o verniz ,devendo ser mexida constantemente durante a aplicação para dar um acabamento homogêneo.
Pode ser aplicada com pincel ou rôlo de espuma ,eu nunca experimentei usar pistola com compressor mas acredito que com um pouco de diluição tambem seja possível aplicar deste modo .Como ela seca rápido é conveniente testar num outro material antes de começar a aplicação na peça que se vai pintar .Assim pode-se saber como agir com o produto .
É possivel a aplicação dessas tintas em vidros,pois aderem bem em superfícies lisas .
As mesmas orientações devem ser seguidas para as tintas prateadas .

Descobri semana passada que já existe tambem tintas para cromear e dourar , porem são em embalagem spray e custam um pouco mais que as tintas spray comuns .
Se você tiver por exemplo ,um relógio de parede ou mesa com detalhes dourados ou cromeados , esta tinta além de ser facilmente aplicada dá um acabamento igual ao original .A poucos anos atrás só se encontrava este tipo de tinta em lojas de materiais importados e a um preço pra lá de exorbitante .
Quando você for aplicar este material ,não esqueça de ter ao lado uma lata de aguarrás para limpar os excessos .
E para que seu trabalho fique bom e facil de fazer , trabalhe sempre em local ventilado e se possivel longe de umidade ,para que a secagem possa ocorrer normalmente .

12 comentários:

  1. Muito obrigada pela visita ao meu blog. Confesso que não conhecia o seu, mas entrei agora e estou adorando. Eu faço alguns trabalhos manuais (bem amadores), e adorei achar no seu blog várias dicas interessantes e úteis.
    Virei freguesa, viu?
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. maria jose g fenilli24 de maio de 2010 às 15:22

    achei muito interesante porque tanbem adoro faser restauraçao tenho interese de feser um curso especifico para porcelana e cristal se for posivel me respomda

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas. Só tenho uma dúvida, aonde encontro a tinta ideal para restaurar uma peça cromado em dourado?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Tenho portas e janelas que ficam espostas ao sol existe alguma resina que possa ser passada por cima do verniz para proteger a peça. Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Minha casa é antiga. Tem portas altas e escuras. A questão são as fechaduras que são do tipo caixa de metal. Tentei usar outra com maçaneta, mas fica aparecendo o buraco da fechadura antiga. Então resolvi que manterei o modelo, mas como no mercado não existe uma na cor ouro velho, como poderia pintá-las?

    ResponderExcluir
  6. achei o seu blog pesquisando para um novo projeto artesanal, muito boa a dica, especialmente da tinta pois preciso de maior quantidade do que o spray e particularmente prefiro trabalhar com pincel... mas estou pesquisando na net os preços e não acho de forma alguma um valor para a tal lata... sei que a postagem é antiga, mas na época, quanto em media vc pagou pela lata?

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber com que tinta se pinta imagem sacra e que tinta faz aquela pintura barroca com tons dourados que se vê nas vestes dos santos de madeira ou gesso.

    ResponderExcluir
  8. amigo, sou engenheiro civil e estou precisando de uma informação sua. estou trabalhando numa suite master e nela, no forro, mais precisamente no rodaforro, pensei em uma pintura dourada, pois, há muito tempo, visitando um templo do movimento hare krishina no interior de são paulo, vi o altar pintado com detalhes dourado. precisaria de uma indicação para a tinta sendo aplicada em gesso. meu email é ivodeliveira@bol.com.br. obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Ola queria perguntar com que material se pinta para dar o efeito de talha dourada numa cadeira que ando a restaurar.
    obrigada

    ResponderExcluir
  10. Saúde e Paz !!!!

    Sr. Amauri...
    Muito obrigada por tantas informações providenciais.
    Desde quando descobrir seu blog, acesso frequentemente e tenho
    aprendido bastante.
    Regina Estela

    ResponderExcluir
  11. Olá !!!
    Estou adorando seu blog e as informações dispostas nele.
    Estou recentemente começando um trabalho tipo "faça você mesma" e tive alguns contratempos. Já estou lhe seguindo. É muito bom contar com as dicas e experiências de outras pessoas, afinal é sempre bom aprender mais e mais ... ^^
    Parabéns e muito obrigada por compartilhar seu trabalho !!!

    Meu bloguito: http://nyumimos.blogspot.com.br/2013/05/restauracao-da-mesinha-de-telefone-com.html
    ^^

    ResponderExcluir
  12. gostei muito do seu blog, faço restauração de imagens sacras. obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .