Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Restauração de pátina


Um cliente me ligou para saber se eu poderia restaurar uma mesa com pátina ,cujo tampo foi manchada por produto de limpeza .
Normalmente eu diria que isso não faço ,pois é um trabalho chato de fazer e até difícil.Fazer a tinta da cor original é bem fácil ,mas , se você tem uma mancha grande(10cm por 10cm por exemplo)o difícil é refazer a pátina como originalmente foi feita .
Eu sugiro refazer completamente a parte afetada para que possa ficar como estava antes.
No caso deste cliente havia uma mancha grande e outras menores ,o que demandaria muito tempo para a restauração .Esse é um trabalho que um restaurador de quadros faz com extrema facilidade ,acostumado que está a restaurar traços delicados ,mas eu não tenho a habilidade necessária para tanto .
Convenci o cliente a refazer todo o tampo ,e pude deixar a mesa como estava anteriormente .Foi um trabalho rápido limpo e até fácil de fazer .E não ficou caro,o que é muito importante também .Infelizmente não fotografei a peça .A imagem acima é meramente ilustrativa .

2 comentários:

  1. Parabéns amigo!!Você realmente sabe o que faz!!!!
    Obrigada por compartilhar!!!!
    bjosssss

    ResponderExcluir
  2. Amauri, uma pessoa entrou em contato comigo a respeito de restauração. Indiquei seu blog para ela, e caso você não possa ajudá-la, com certeza terá uma boa indicação.
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .