Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Uso correto da seladora


Uma leitora do blog me informou que passou seladora numa mesa de canto e não conseguiu bom resultado pois o produto ficou enrugado e demorou para secar .
Depois de uma conversa via e-mail descobri o problema .Ela passou a seladora do jeito que estava na lata .
A seladora é um produto que só pode ser aplicado com alta diluição com Thinner .
Existe inclusive uma composição de Thinner específica para seladoras .
A seladora é um produto altamente concentrado ,e nas recomendações encontradas na lata do produto é aconselhada uma diluição de 30% ate 100%.
Em alguns casos pode-se diluir até um pouco mais .
Como o Thinner é bastante volátil , o produto quando diluído seca bem rápido ,não sendo necessário aguardar horas e horas para utilizar o móvel ou objeto no qual foi aplicado .
Se passar o produto com boneca de pano não precisa diluir mais que 60% ,mas para o uso com pistola o ideal é a diluição com 100% de Thinner .
Devem ser aplicadas duas a três demãos do produto ,mexendo sempre o conteudo da lata antes e durante a aplicação .
Para sua segurança convém usar máscara pois o odor é forte .
É um produto excelente para acabamentos acetinados, e de alto rendimento ,porém não deve ser aplicado em móveis que estarão expostos a sol e chuva .O sol destroi a seladora em pouco tempo e ela começa a descascar até soltar-se toda da madeira.
Após a aplicação o móvel pode ser deixado como está ou pode ser aplicado um verniz ou uma tinta por cima ,pois o produto é feito para isso também
Sendo mais barato que verniz ,é largamente utilizado pela industria moveleira para reduzir custos mantendo a qualidade do acabamento .

5 comentários:

  1. Ótimas orientações Dom moleiro.

    Beijos e obrigada pelos esclarecimento!

    ResponderExcluir
  2. olà
    encontrei seu blog por caso e me apaixonei eu estou numa fase de pintora,
    estou pintando agora as cadeiras da da minha cozinha,
    só que usei o pincel muito cheio de tinta e a tinta fez como caroços,
    horrível,agora devo lixar e começar tudo de novo.

    baci

    ResponderExcluir
  3. muito bom, so gostaria de saber mais uma coisa, entre as demão qual lixa usar ou nao usar, eu apliquei esse seladora em um movel e ele ficou com uma aparencia esbranquiçada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, utilize lixa nº 320 ,que deixa a madeira bem lisa.A seladora é um produto difícl de trabalhar e que não permanece pormuito tempo "grudada " na madeira .Na próxima vez aplique verniz direto,ou tinta.

      Excluir
  4. Ola Sr. Dom Moleiro.

    Meu nome é Marlio e Falo Daqui do Rio Grande do Sul. Tenho um pequeno atelier de moveis rusticos a base de madeira Roliça e tambem faço muitas peças tais como baus, mesas, bancos etc.. usando pinus e eucalipto. A minha maior dificuldade e atingir o alto brilho do verniz, comecei a trabalhar sem experiencia nenhuma em moveis e artesanato mas o meu amor pela marcenaria me motivou e hoje trabalho e 7 anos no ramo mas esta dificuldade sempre me perseguiu.
    A maioria da minha pintura principalmente em pranchas de pinus pois é a que eu mais uso sempre fica manchada, com rugas, asperas etc...Me disseram um dia que o bom seria usar oleo-de-linhça-fervida( aquela amarelinha)antes de pintar com verniz mas o resultado é um desastre, demora as vezes ate 3 dias pra secar. O que eu gostaria e se o Sr. tem algumas dica no qual eu consiga atingir um alto brilho usando verniz sem que o movel fique com manchas na madeira ou pequenas poças de verniz no movel? Geral mente o pinus tem aquela caracteristicas da partes amarela da madeira e a parte mais alaranjada do veio do pinus no qual tambem resulta naquele resultado horrivel dando a impressão de o verniz permanecer em um lugar e ser sugado por outro.Ha possibilidsades de eu conseguir driblar esta situação?A proposito conheça meus trabalhos no meu site e me de sua importante opnião:http://artesgaupano.blogspot.com.br/

    Aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .